top of page
  • Clinica Valéria Marcondes Dermatologia e Estética

Por que algumas pessoas têm mais rugas que outras?


Mulher com rugas

As rugas são linhas bem finas que aparecem na face e resultam da perda de elasticidade e volume da pele. Mas há alguns fatores que podem fazer com que algumas pessoas tenham mais rugas que outras. Descubra a seguir quais são.


Principais causas do surgimento das rugas


Exposição ao sol sem proteção

A radiação UV do sol é uma das principais causas do envelhecimento da pele. Isso porque ela danifica as fibras de colágeno e elastina, levando assim ao surgimento de rugas, manchas solares e flacidez.


Tabagismo

O ato de fumar libera substâncias químicas que prejudicam a circulação sanguínea na pele, reduzindo o suprimento de oxigênio e nutrientes. Isso pode levar à formação de rugas precoces, além de deixar a pele com uma aparência opaca e sem vida.


Genética

A predisposição genética de uma pessoa pode influenciar como sua pele envelhece. Alguns genes podem tornar a pele mais suscetível aos danos causados pelo sol ou predispor a certas condições de pele que aceleram o envelhecimento.


Nutrição

Uma dieta pobre em nutrientes essenciais, como vitaminas, minerais e antioxidantes, pode afetar a saúde da pele. Por outro lado, uma dieta rica em frutas, vegetais, proteínas e gorduras saudáveis pode ajudar a manter a pele jovem e radiante.


Estresse

O estresse crônico pode desencadear uma série de reações no corpo que contribuem para o envelhecimento da pele, como a liberação de hormônios do estresse e a redução da capacidade de regeneração celular.


Falta de hidratação

A falta de hidratação adequada pode deixar a pele seca, áspera e mais propensa a rugas. Beber bastante água e usar produtos hidratantes pode ajudar a manter a pele saudável e jovem.


Sedentarismo

A prática de atividades físicas traz muitos benefícios para o corpo e para a pele. Ela melhora a circulação sanguínea e o metabolismo do organismo, combate o estresse e melhora a qualidade do sono. Além disso, combate também a flacidez, a celulite e a gordura localizada.


Saiba mais sobre as rugas

Marque uma avaliação e entenda o que pode estar causando o surgimento das suas rugas.

57 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page